Facebook Pixel Fallback

Blog

O que é Fiança Aluguel e para quê serve?

Você sabe o que é fiança aluguel? Responda essa e outras dúvidas sobre aluguel de bens nesse post!

Todos que lidaram com a locação de um imóvel provavelmente já ouviram falar da fiança aluguel, concretizada na figura do fiador. Apesar disso, é comum que existam muitas dúvidas sobre esse tipo de garantia e mesmo o papel que ela pode desempenhar durante o aluguel de uma casa. 

E uma coisa é fato: dentre as garantias de locação, a fiança aluguel é certamente a mais famosa. Muitos locadores exigem esse tipo de garantia e enxergam nela a opção mais viável. 

Quer entender, afinal, o que é a fiança aluguel? Acompanhe este artigo e entenda tudo o que precisa saber sobre como funciona essa forma de garantia. 

Afinal, o que é fiança aluguel? 

Ainda que seja uma das garantias locatícias mais comuns, algumas pessoas ainda se perguntam o que é a fiança aluguel. Se esse é o seu caso, não se preocupe: essa garantia não é nenhum bicho de sete-cabeças, apesar de exigir alguns cuidados importantes e ser mais burocrática. 

A fiança aluguel é uma forma de garantia em que uma ou mais pessoas se responsabilizam caso o inquilino deixe de cumprir sua obrigação de pagamento do aluguel. Essas pessoas podem ser tão física quanto jurídica, desde que seguindo regras específicas. 

Como o fiador se torna, de certa forma, responsável pela inadimplência do inquilino, é importante que o aceite ou não dessa pessoa siga regras específicas, como você verá logo mais, ainda neste artigo. 

Em geral, um contrato de locação exige pelo menos 2 ou 3 fiadores. Esses fiadores devem ser apresentados pelo locatário para a imobiliária responsável pelo imóvel, que, então, fará todo o processo burocrático de análise de documentos e comprovação de renda do fiador. 

Quais as vantagens e desvantagens da fiança aluguel? 

Para alguns locatários, a fiança aluguel pode ser uma das únicas opções na hora de procurar um imóvel. Isso porque muitas vezes a pessoa não tem disponibilização para pagar o valor do caução locatício, por exemplo. 

Nesse sentido, a vantagem do fiador é dar um pouco mais de segurança para o locador, e oportunidades de conseguir a casa ideal, por parte do locatário. 

Mas essa modalidade de garantia locatícia está longe de ser perfeita, e alguns problemas podem atrasar o processo de locação. Não é fácil encontrar pessoas dispostas a se tornarem fiadoras, e o processo burocrático pode tornar tudo mais lento do que deveria. 

A burocracia é um problema, também, para o próprio locador. Isso porque, caso o inquilino se torne inadimplente, a única maneira do locador receber o valor do aluguel é cobrando diretamente o fiador ou entrando com um processo judicial. 

Quem pode ser fiador? 

Uma dúvida recorrente, e que ainda gera muita confusão, é sobre quem pode ser fiador. Agora que você entendeu exatamente o que é fiança aluguel, já deve imaginar que o fiador precisa seguir alguns requisitos para ser apto. 

Na teoria, qualquer pessoa física ou jurídica pode ser fiadora. No entanto, ela só é apta caso possua comprovadamente uma renda líquida 3 vezes maior do que o valor do aluguel. Isso é avaliado com cuidado pela imobiliária, e por isso o processo de aceite costuma ser mais demorado. 

Outro detalhe importante é que ao menos 1 dos fiadores precisa possuir um imóvel ou patrimônio quitado em seu nome. 

Quais os documentos necessários para a fiança aluguel?

Fechar um contrato de locação com fiança aluguel exige uma série de documentos, para além daqueles que dizem respeito à elaboração do próprio contrato. No caso da fiança, é necessário ter toda a documentação dos fiadores também. 

Dentre a documentação:  

  • Documentos de identidade (RG e CPF); 
  • Comprovante de residência; 
  • Declaração do imposto de renda do ano anterior; 
  • Comprovante de que a renda é 3 vezes maior que o aluguel; 
  • Cópia da matrícula do imóvel, caso ele possua; 
  • Comprovante de estado civil. 

Lembrando que, caso o fiador seja casado, o cônjuge precisa concordar e participar também da fiança. 

Agora que você já sabe o que é fiança aluguel, compartilhe esse artigo nas redes sociais para que outras pessoas também entendam!

Maxximus Afiançadora © 2021 - Todos os direitos reservados