Blog
Quem está em busca de um aluguel e já está fazendo propostas de contrato para achar um lugar para morar já deve ter se deparado com as questões burocráticas, especialmente a de oferecer garantias ao locador do imóvel.
É necessário que o inquilino proporcione a segurança de pagar o aluguel, mesmo com imprevistos. Por isso, mesmo que aconteçam coisas como gastos inesperados ou baixa no salário, o contrato deve ser honrado.
As formas mais comuns de assegurar o pagamento da quantia do aluguel combinadas em contrato no contrato são a de fiador e a de fiança locatícia. Ambas têm o mesmo objetivo mas possuem regras e formas de aplicação diferentes.
Se você quer esclarecer suas dúvidas sobre fiança e aluguel para decidir a melhor forma de fechar o seu contrato, continue lendo e confira nossas dicas.
Na hora de realizar o contrato do imóvel alugado, o inquilino deve escolher a modalidade de garantia que mais se encaixe no seu perfil e que ofereça segurança tanto para ele quanto para o proprietário. Confira a seguir a definição de cada uma delas e esclareça sua escolha.
Nesse modo de contrato o inquilino não precisa de fiador. Quem irá pagar os custos em caso de inadimplência será a empresa afiançadora. Para isso o locatário deverá pagar o valor de um aluguel dividido entre o tempo do contrato. A fiança locatícia vem como uma maneira de facilitar e desburocratizar o processo do aluguel.
Além disso é uma alternativa mais fácil, pois não precisa do envolvimento de terceiros, mais segura para o proprietário, que garante o pagamento mensal e para o corretor de imóveis, pois mais contratos são fechados de forma ágil.
O fiador é uma pessoa responsável por cobrir gastos do inquilino em caso de inadimplência. Para ser apto a cumprir esse papel, ele deve ter um imóvel quitado na mesma cidade da negociação e possuir uma renda mensal que possa suprir o valor do aluguel.
O cheque caução é uma maneira também relativamente simples de realizar o aluguel de um imóvel. Para isso o inquilino deve preencher um cheque comum e sinalizar que ele será utilizado como caução, para que não seja descontado imediatamente, apenas em caso de descumprimento de medidas estabelecidas no contrato de aluguel.
Esta não é uma forma com muitas garantias para o proprietário, visto que pode haver casos de cheque sem fundo ou até mesmo falsificações.
As razões para a escolha da fiança locatícia são muitas. Seja pela agilidade e facilidade para fechar contratos de aluguel ou pela segurança financeira para o proprietário, este método costuma ser um dos melhores na hora de alugar um imóvel. Confira abaixo vários motivos para essa ser a sua escolha.
Diante de todas essas vantagens, a carta de fiança tem sido a solução principal para assegurar agilidade e segurança a um contrato de aluguel e vem ajudado todas as partes envolvidas a fechar bons negócios.
Agora que você já sabe as principais vantagens da fiança locatícia, assine a Newsletter da Maxximus Afiançadora e receba mais conteúdos como esse por email!