Facebook Pixel Fallback

Blog

Fiança Locatícia: quais os valores e como contratar?

Você sabe quais os valores e como contratar a Fiança Locatícia? Tire essa e outras dúvidas no novo post do blog da Maxximus Afiançadora!

Se você é proprietário de um imóvel e o aluga há algum tempo, já deve ter passado por algumas situações desconfortáveis, como falta de pagamento ou prejuízos. Uma solução acessível tanto para você quanto para seu inquilino é a fiança locatícia. 

E em tempos em que é cada vez mais difícil encontrar fiador para o imóvel ou pagar o valor total da caução, soluções como a fiança são bem vindas. A verdade é que nem todo inquilino está preparado para pagar os 3 meses de caução, e isso pode tornar o processo de aluguel ainda mais complicado e demorado para ambas as partes. 

Mas, afinal, o que é a fiança locatícia? Se você tem dúvidas sobre essa modalidade de garantia e quer entender como ela pode te ajudar no aluguel do imóvel, não se preocupe. Continue lendo e confira!

O que é a fiança locatícia? 

A fiança locatícia é uma modalidade de garantia para quem quer locar um imóvel, mas está procurando uma forma de substituir o papel do fiador ou da caução do imóvel. Encontrar pessoas dispostas a se tornarem fiadoras é cada vez mais difícil, e pode gerar muita dor de cabeça não só para o inquilino, como também para o proprietário. 

Já o depósito da caução do imóvel, que corresponde a 3 valores do aluguel, pode ser pouco acessível e afastar inquilinos em potencial. Nesse sentido, a fiança locatícia se apresenta como uma ótima opção, oferecendo segurança e sem burocracia. 

A fiança é garantia de segurança para o proprietário do imóvel, que tem garantido o valor do aluguel caso o inquilino fique inadimplente por um mês. Além disso, existem outras vantagens que tornam a fiança locatícia uma das melhores opções. Confira no próximo tópico!

Qual o valor da fiança locatícia? 

Um dos grandes diferenciais da fiança locatícia, que a torna tão vantajosa tanto para o proprietário do imóvel quanto para o locatário, é justamente o valor. Diferente de outras garantias, essa fiança, também conhecida como carta de fiança, tem um valor muito mais em conta. 

Por exemplo, enquanto na caução locatícia o locatário precisa desembolsar o valor de 3 aluguéis, nesse tipo de fiança só é necessário dar o valor equivalente a 1 aluguel. E, mesmo que o valor seja menor que o de uma caução, essa modalidade oferece muito mais vantagens e segurança para o proprietário que todas as outras. 

Além disso, o valor desse aluguel pode ser acrescido de outros itens que formam uma cobertura adicional. Desgaste na pintura do imóvel, qualquer dano físico ou até mesmo multas por rescisão contratual podem ser acoplados ao valor da fiança locatícia. 

Para o locatário, todo esse valor não pesa no bolso. A Maxximus Afiançadora, por exemplo, oferece flexibilidade de pagamento e a possibilidade de parcelar o valor em até 12 vezes. 

O que a fiança cobre? 

Antes de fechar o contrato de aluguel, é possível escolher o tipo de cobertura que a fiança locatícia terá. Isso é uma grande vantagem, já que podem haver outros prejuízos na locação de um imóvel para além da própria inadimplência. 

Na cobertura básica da Maxximus Afiançadora, por exemplo, o proprietário do imóvel tem acesso ao valor do aluguel, (incluindo juros e multas contratuais), além de reembolso em caso de custos processuais e cobertura de honorários de advogados. 

Mas a cobertura também pode incluir prejuízos com danos físicos ao imóvel, desgaste com pinturas e outros custos relacionados. 

Quais os documentos necessários para ter acesso à fiança? 

O primeiro passo na hora de contratar uma fiança locatícia é procurar por uma empresa especializada, que ofereça todo o suporte para você e para o inquilino. Além disso, é necessário apresentar alguns documentos importantes, como: 

  • RG;
  • CPF; 
  • Comprovante de renda; 
  • Informações sobre o imóvel onde morou antes.

Vale lembrar que todo o processo é muito rápido para o inquilino. Em menos de 24h, ele terá acesso à análise de crédito e poderá dar início ao processo para ter a sua fiança locatícia. Isso também é uma grande vantagem para você, que não perderá muito mais tempo para alugar o imóvel. 

Agora que você já sabe que pode contratar a fiança locatícia na Maxximus Afiançadora, entre em contato com o nosso atendimento exclusivo e personalizado!

Maxximus Afiançadora © 2024 - Todos os direitos reservados