Blog
Não há dúvidas de que o mercado de locação de imóveis está mudando, e métodos antigos de garantia, como o fiador de aluguel, têm sido preteridos perto de outras modalidades. Uma das modalidades que têm facilitado a vida dos locadores de imóveis é, justamente, a fiança locatícia.
Também conhecida como carta fiança locatícia, ela apresenta vantagens não só para o locador, mas também para o locatário. Além de ser um processo menos burocrático, pode auxiliar o locador em muitos processos que antes geravam dores de cabeça.
Quer entender, afinal, o que é a fiança locatícia e para quê ela serve? Continue lendo e confira!
A fiança locatícia nada mais é do que uma garantia que permite que o locador tenha acesso ao valor do aluguel mesmo em caso de inadimplência por parte do inquilino. Essa fiança deve ser oferecida pelo locatário no momento em que está fechando contrato com o proprietário, e substitui completamente a caução locatícia ou presença de fiador de aluguel.
O grande segredo para o sucesso desta garantia está em um ponto: a carta fiança locatícia é oferecida por uma instituição financeira, que garantirá toda a segurança para o locador e praticidade para o locatário. Por isso, vale a pena apostar em afiançadoras especializadas e confiáveis, com anos de experiência no mercado.
Além disso, o grande ponto da fiança locatícia é a sua facilidade de pagamento. A fiança funciona da seguinte maneira: todos os meses o locatário paga um valor de parcela correspondente para a instituição financeira. Não é necessário dar o valor de garantia, geralmente de 1 aluguel por ano, inteiro para a afiançadora e nem para o locador, o que facilita muito o pagamento.
As vantagens da fiança locatícia não se restringe ao proprietário ou ao inquilino: a verdade é que ambos podem ganhar muito com essa forma de garantia.
Para o proprietário, além da segurança de ter o valor do aluguel garantido, uma das grandes vantagens é poder contar com todo o apoio jurídico da afiançadora, caso haja inadimplência. Além disso, você pode escolher o tipo de cobertura que a fiança locatícia terá, de acordo com suas necessidades, cobrindo custos como desgastes na pintura e danos no imóvel, por exemplo.
Já para o inquilino, a grande vantagem é a conseguir realizar o aluguel do imóvel sem dores de cabeça, sem fiador e sem burocracia. O valor da fiança locatícia é muito menor do que o de outras modalidades, chegando a apenas 1 aluguel por ano, e pode ser parcelado em até 12 vezes.
A fiança locatícia é uma garantia que evita os riscos de inadimplência para o proprietário do imóvel. Por isso, é comum que essa fiança só seja utilizada em casos em que o inquilino deixou de pagar algum mês de aluguel.
Nesse caso, a instituição afiançadora pode ser procurada pelo locador, que receberá dela o valor correspondente ao aluguel atrasado, com multas inclusas. Na prática, o que ocorre é o seguinte: a afiançadora disponibiliza para o locador os valores referentes aos aluguéis atrasados, enquanto cobra do locatário o mesmo valor correspondente. Isso reduz os riscos para o proprietário de não receber o aluguel.
Além disso, caso a fiança locatícia tenha uma cobertura adicional, o proprietário também terá acesso à indenizações e valores correspondentes em caso de danos ao imóvel, rescisão contratual e outros custos relacionados ao imóvel.
Apesar de se tratar de uma garantia locatícia, a fiança locatícia não pode ser simplesmente acionada pelo próprio inquilino caso ele tenha algum gasto extra com o imóvel. Ou seja, se houve algum dano ao imóvel e o inquilino pagou por isso, a afiançadora não retornará o valor investido para ele.
Isso porque a fiança locatícia funciona apenas como uma garantia locatícia, que só deve ser usada em caso de emergência e inadimplência, com pagamento direto para o locador.
Gostou desse artigo? Então assine a Newsletter da Maxximus Afiançadora para receber mais conteúdos como esse por e-mail.